SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

sexta-feira, 11 de setembro de 2020



 História resumida da emancipação de Alagoas - Parte 3


(CONTINUAÇÃO)


A EMANCIPAÇÃO


Depois da guerra holandesa, criara-se no Brasil o sentimento do patriotismo. Pernambuco estava à frente desse espírito novo formador da nacionalidade. A “guerra dos mascates”, oriunda do despeito em fervente rivalidade entre os detentores do solo, que constituíam uma espécie de nobreza brasileira, e os negociantes portugueses enriquecidos pelas explorações mercantis e, pela sua riqueza, protegidos pelos delegados da metrópole, em detrimento dos naturais, foi uma explosão desse sentimento.


Portugal afogou em sangue o movimento que se exteriorizara por uma aspiração republicana, na proposta ousada de Bernardo Vieira de Melo, o mesmo da extinção dos Palmares, a primeira manifestação democrática dos brasileiros.


Cem anos haviam decorrido. O nacionalismo deixara de ser um sentimento vago, um ideal bruxuleando, indeciso, num ou noutro cérebro esclarecido e destacado da ignorância geral. A metrópole adotara uma política conducente ao aceleramento do nacionalismo, cerceando à colônia, que se lhe avantajara em riqueza e alimentava-lhe a corte, o desenvolvimento material e a expansão política. Da tirania bem se sentiam feridos profundamente os brasileiros.


Quando D. João VI, varrida a soberania lusitana pelos remígios poderosos da águia napoleônica, refugiou-se no Brasil, com D. Maria I, demente, Carlota Joaquina, príncipes, frades, condes e magistrados, a corte toda fugitiva e aterrorizada, e no Brasil estabeleceu a regência que exercia dos domínios portugueses em nome de sua mãe, o sentimento de nacionalidade era já uma força irresistível. A transformação que subitamente se operara no Brasil, passando de colônia à metrópole e, logo depois, elevado ao mesmo pé de igualdade a Portugal, pela sua categoria de reino, amorteceu um pouco as aspirações nacionalistas.


Mas em Pernambuco, que estivera sempre à dianteira da evolução nacional sob o influxo das correntes democráticas que a França propagava, os espíritos mais cultos e as almas mais exaltadas não se deixaram deslumbrar pelo esplendor da realeza. E em 6 de março de 1817 explodia no Recife a primeira revolução acentuadamente republicana em terras brasileiras. Uma plêiade ilustre insuflara e atirara à face do trono a aspiração popular. Eram Domingos José Martins, padre João Ribeiro, José Luiz de Mendonça, Antônio Gonçalves da Cruz (Cabugá), padre Muniz Tavares, frei Miguelinho, padre Martiniano de Alencar, Abreu e Lima e tantos outros, quase todos fuzilados pela reação realista triunfante. A revolução estendeu-se à Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, “que deveriam formar uma só república, devendo-se edificar uma cidade central para capital”.


Alagoas estava contida na capitania de Pernambuco. Em demanda para a Bahia; afim de conquistar adesões, percorreu o território alagoano O grande Abreu e Lima, cognominado Padre Roma, lançando o rastilho da revolução. O estado de espirito geral na comarca era hostil à metrópole, laborando contra os portugueses a mesma repulsa reinante no Recife. Alagoas pelos seus homens mais representativos, aderiu entusiasticamente, tanto maior o entusiasmo quanto o comandante das armas, Vitoriano Borges dera mão forte à situação subversiva que surpreendera a vida pacata da gente alagoana.


 (CONTINUA)


Fonte: historiadealagoas.com.br


#CulturaCoruripe


Nenhum comentário:

Postar um comentário