SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

terça-feira, 15 de setembro de 2020



História da bandeira de Alagoas

A bandeira atual do estado de Alagoas foi criada por meio de uma lei estadual, em 23 de setembro de 1963, juntamente com o brasão de armas. Ambos, são usados em documentos e representam oficialmente o estado.

Até 1963 não havia nenhuma lei oficial que instituísse a bandeira do estado. Dessa maneira, até a criação da lei, foi utilizado o estandarte, criado em 1894. Esta bandeira era o antigo brasão de armas, em um fundo vermelho e branco, que representava as bandeiras usadas nos navios.

Atualmente, a bandeira de Alagoas é inspirada no estandarte francês, mostrando as cores da revolução francesa: vermelho, branco e azul. No centro está o brasão usado atualmente, que foi criado pelo Professor Théo Brandão, em 1963.

As cores escolhidas não foram por acaso, já que o lema do estado é respeitar e manter a igualdade, liberdade e fraternidade. Esse foi o lema da revolução francesa, que depôs a monarquia.

Significado das cores na bandeira de Alagoas

A bandeira do estado do Alagoas é um retângulo dividido igualmente em três cores: vermelho, branco e azul. Essas cores foram inspiradas na bandeira da França e fazem alusão a revolução que ocorreu no país.

Dessa maneira, igualmente ao país que serviu de inspiração, os ideais do estado do Alagoas são a liberdade, a igualdade e a fraternidade. As cores e desenhos do brasão do centro também simbolizam os ideais e história do estado. Representando a sua economia e primeiras cidades, além dos símbolos naturais de Alagoas.

Significado dos símbolos que aparecem na bandeira

Outro ponto importante e significativo da bandeira de Alagoas é o símbolo que ela traz no centro. Este símbolo é o brasão de armas, que foi criado junto com ela em 1963. O símbolo foi pensado na heráldica brasileira para representar tudo que simboliza o estado.

Só para exemplificar, a estrela de cinco pontas que aparece no topo, é um símbolo comum nos brasões brasileiro, e serve para representar que o estado é uma unidade federativa do Brasil. Outro ponto importante é o desenho dos três peixes, do tipo tainha, para representar não só os três maiores lagos do estado, bem como a pesca, principal fonte de riqueza para o local.

Fonte: https://www.estudopratico.com.br/bandeira-de-alagoas-significado/

#CulturaCoruripe


Nenhum comentário:

Postar um comentário