SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

segunda-feira, 14 de setembro de 2020



História resumida da emancipação de Alagoas - Parte 4


(CONTINUAÇÃO)


Um homem, porém, encarnando o espírito da realeza periclitante, na integridade de magistrado rigorosamente adstrito à lei, reagiu energicamente, procurando restabelecer, de ímpeto, a ordem legal. Foi o ouvidor da comarca, Ferreira Batalha, uma figura que nos ficou, duradoura, desse agitado período, com um relevo moral estupendo. Era um homem, na expressão da maior dignidade do termo, bem o homem que a corem precisava no momento.


A sua atitude impetuosa precipitou as medidas coercitivas da sublevação republicana. Alagoas, a esforços seus, forneceu o primeiro contingente que partiu para dominar o movimento, e logo, por sua inspiração, declarou-se desligada de Pernambuco, constituindo um governo provisório em correspondência direta com o conde dos Arcos.


Houve um arrefecimento geral no calor patriótico e dele o ouvidor, atilado e decidido, procurou aproveitar-se. O primeira a desertar foi Vitoriano Borges, deixando os seus correligionários à mercê das perseguições que já se anunciavam, tremendas e aterrorizantes.


Os homens mais comprometidos na sedição fugiram pressurosamente aos seus compromissos, enviando os seus protestos de lealdade ao rei… Apenas um homem ficou de pé, intemerato na sua fé e na dignidade dos seus princípios — o capitão Manoel Vieira Dantas, de S. Miguel de Campos.


Depois o Marechal Cogominho de Lacerda interveio com as suas tropas e a comarca abafou as suas veleidades democráticas. Mas o conde dos Arcos não se contentou com isso; exigiu a punição dos culpados e foram presos muitos dos que haviam renegado a revolução, em quanto os fuzilamentos epilogavam tragicamente a república.


O atilamento político do conde dos Arcos levou o rei a alforriar o território das Alagoas da tutela de Pernambuco, visando, talvez, o enfraquecimento da capitania turbulenta. A 16 de setembro de 1817, D. João VI declarava Alagoas desmembrada daquela capitania. Era a emancipação.


Trecho do livro Alma das Alagoas, publicado na Revista do 

Ensino, nº 6, de nov/dez de 1927.


Fonte: historiadealagoas.com.br


#CulturaCoruripe


Nenhum comentário:

Postar um comentário