SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Exposição no MNBA

Exposição no MNBA traz São Francisco nas telas de pintores italianos

Sao Francisco_MNBA
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou na última terça-feira (6) a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”. Com 20 obras trazidas da Itália e uma de Nova York (EUA), a exposição apresenta ao público brasileiro as alterações e permanências na representação do santo ao longo dos séculos.
Com curadoria de Giovanni Morello e Stefano Papetti, a mostra inclui obras de Perugino, Guido Reni e Tiziano, entre outros, apresentando as fases mais relevantes da representação de São Francisco.
As obras que compõem a exposição pertencem aos acervos de 15 museus de 7 cidades italianas e conta ainda com uma importante obra de Ludovico Cardi (dito Il Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull”, propriedade do colecionador e ator americano Federico Castelluccio.
A mostra também inclui uma sala de realidade virtual que transporta o visitante para a Basílica Superior de Assis (1228), cidade natal do santo na região da Úmbria (Itália). Com o uso de óculos de tecnologia 3D, é possível caminhar por uma das mais importantes  basílicas italianas e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista.
Promovida e patrocinada pela Embaixada da Itália, pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a exposição pode ser vista até 27 de janeiro de 2019.
Outras exposições
O MNBA inaugurou no dia 30 de outubro outras duas exposições. A mostra “Alma Azulejada – Cosme Martins 40 anos” reúne 12 quadros do artista maranhense que iniciou sua carreira pintando temas figurativos locais. Na década de 80, Cosme Martins mudou-se para o Rio de Janeiro, quando obteve orientação de artistas Rubens Gerchman, Luiz Áquila, Aluísio Carvão, Kate Van Scherpenberg e José Maria Dias da Cruz. Suas telas apresentam texturas em terracota. A exposição fica em cartaz até o dia 2 de dezembro.
Já na exposição “Instantes Múltiplos”, o público pode apreciar as premiadas gravuras de Thereza Miranda incorporadas ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes através do Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas – Funarte/MinC. A mostra traz 67 gravuras e celebra os 90 anos da artista, considerada uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Com curadoria de Laura Abreu, a mostra apresenta gravuras feitas em metal e fotogravuras, técnica introduzida no Brasil pela artista. A exposição fica em cartaz até 16 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário