Blog destinado a informar os arquivos e eventos relacionados ao Museu Memorial de Coruripe - Al.
SECRETARIA DE CULTURA DE CORURIPE

segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Exposição Remanescentes dos Quilombos
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Dia da Bandeira
No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.
Características
A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O dia 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo após a Proclamação da República. No ensino fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
Homenagem
Em Brasília (DF), a principal cerimônia envolvendo o assunto é a da troca da Bandeira Nacional, que ocorre a cada primeiro domingo do mês. Há um sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal na coordenação do evento.
No dia da cerimônia, a Bandeira Nacional é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes. Com 280 metros quadrados, a bandeira é a maior do País.
A cerimônia deste ano aconteceu durante esta manhã, com o hasteamento do em frente ao Palácio do Congresso. A Bandeira Nacional foi hasteada exatamente ao meio-dia, depois que o Hino Nacional foi executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, acompanhada pelos Corais do Senado Federal e do Colégio Militar de Brasília.
58 anos Museu da República
Museu da República celebra 58 anos de abertura ao público
|
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Visita ao Memorial
No último sábado (10/11/2018), alunos do CEA (Complexo Educacional Agostiniano de Palmeira dos Índios - AL), realizaram uma visita ao Memorial Coruripense para conhecer um pouco da história do nosso município. #CulturaCoruripe
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Exposição no MNBA
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou na última terça-feira (6) a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”. Com 20 obras trazidas da Itália e uma de Nova York (EUA), a exposição apresenta ao público brasileiro as alterações e permanências na representação do santo ao longo dos séculos.
Com curadoria de Giovanni Morello e Stefano Papetti, a mostra inclui obras de Perugino, Guido Reni e Tiziano, entre outros, apresentando as fases mais relevantes da representação de São Francisco.
As obras que compõem a exposição pertencem aos acervos de 15 museus de 7 cidades italianas e conta ainda com uma importante obra de Ludovico Cardi (dito Il Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull”, propriedade do colecionador e ator americano Federico Castelluccio.
A mostra também inclui uma sala de realidade virtual que transporta o visitante para a Basílica Superior de Assis (1228), cidade natal do santo na região da Úmbria (Itália). Com o uso de óculos de tecnologia 3D, é possível caminhar por uma das mais importantes basílicas italianas e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista.
Promovida e patrocinada pela Embaixada da Itália, pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a exposição pode ser vista até 27 de janeiro de 2019.
Outras exposições
O MNBA inaugurou no dia 30 de outubro outras duas exposições. A mostra “Alma Azulejada – Cosme Martins 40 anos” reúne 12 quadros do artista maranhense que iniciou sua carreira pintando temas figurativos locais. Na década de 80, Cosme Martins mudou-se para o Rio de Janeiro, quando obteve orientação de artistas Rubens Gerchman, Luiz Áquila, Aluísio Carvão, Kate Van Scherpenberg e José Maria Dias da Cruz. Suas telas apresentam texturas em terracota. A exposição fica em cartaz até o dia 2 de dezembro.
Já na exposição “Instantes Múltiplos”, o público pode apreciar as premiadas gravuras de Thereza Miranda incorporadas ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes através do Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas – Funarte/MinC. A mostra traz 67 gravuras e celebra os 90 anos da artista, considerada uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Com curadoria de Laura Abreu, a mostra apresenta gravuras feitas em metal e fotogravuras, técnica introduzida no Brasil pela artista. A exposição fica em cartaz até 16 de dezembro.
|
Mês da Consciência Negra
Celebrado por ocasião da data de morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), ícone da resistência negra à escravidão no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) motiva programações especiais, ao longo deste mês, em museus da rede Ibram.
O Museu da Abolição (MAB), em Recife (PE), encabeça a celebração com exposições, performances e seminário. Durante todo o mês, o museu oferece ao público a exposição temporária “Os da Minha Rua: Poéticas de R/existência de Artistas afro-brasileiros”. A mostra reúne a produção visual de dez artistas negros contemporâneos, levantando importantes questões sobre a cultura africana e a cultura afro-brasileira e questionamentos em relação ao lugar da negra e do negro na sociedade brasileira.
Como parte da programação para o Mês da Consciência Negra, o MAB promove performance com Ana Lira, uma das artistas que expõem obras na mostra em cartaz, nos dias 10, 17 e 23 de novembro, sempre às 15h. No dia 21, no mesmo horário, o convidado para realizar performance é o artista Carlito Person; e no dia 28, das 16h às 20h, a convidada é a artista negra contemporânea Priscila Rezende.
A programação especial inclui ainda o Seminário Protagonismo Negro nas Lutas Libertárias, que o MAB recebe no próximo dia 27 a partir das 14h. O evento será realizado em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Cátedra Gilberto Freire/UFPE. O público também poderá visitar durante todo o mês as exposições de longa duração “130 Anos: Abolição?” e “Novos Objetos, Novas Coleções”.
Memória e empoderamento - No Museu das Bandeiras, em Goiás (GO), a difusão da memória afro-brasileira terá lugar em programações como o “Varal de Memórias”, que em novembro terá como tema “Sujeit@s Negr@s”. A ideia é evidenciar personalidades negras da cidade, de Goiás e do Brasil como um todo que alcançaram fama como artistas, intelectuais, acadêmicos, escritores, juristas, políticos e líderes sociais.
O museu também receberá nos próximos dias a exposição “Arcelina em África: olhares, trocas e sensações”, resultado da peregrinação da jornalista paulista Arcelina Públio Dias pelo continente africano nos anos 1990. O recorte visual é de sua passagem por Angola, país que possui estreitos e tristes laços com o Brasil em virtude da escravidão no período colonial.
Ainda como parte da programação especial, o setor de Arquivologia do Museu das Bandeiras promoverá ao longo deste mês ações públicas voltadas à democratização do seu acervo, como a já realizada aula aberta “Escravidão e Cadeia em Goiás” (foto), na qual foram apresentados documentos que revelam detalhes sobre a escravidão em Vila Boa de Goiás, bem como o cotidiano da antiga Casa de Câmara e Cadeia, situada no prédio que hoje sedia a instituição.
Outra ação programada para o Mês da Consciência Negra será o II Encontro Meu Cabelo Natural, que o Museu Regional Casa dos Ottoni, em Serro (MG), promove no próximo dia 24, a partir das 14h. Voltado ao fortalecimento da autoestima e empoderamento afro, o evento contará com oficinas de cortes e penteados, desfile e apresentação de grupo de capoeira, entre outras atrações.
Já o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio (RJ), promove nos dias 7, 8, 21 e 29, sempre às 14h, sessões de conversa com Ricardo Alves, curador da exposição temporária “Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia” para escolas previamente agendadas. O MART também promove, no dia 30, das 14h às 18h, a roda de debate “As Famílias Negras em Cabo Frio: Escravidão e Pós-Abolição”, com a Profª Dra. Nilma Teixeira Accioli; e a oficina “Reeducação para as Relações Étnico-Raciais na Escola: Desafios e Possibilidades na Prática Docente”, com a Profª Dra. Livia Nascimento Monteiro.
|
Maratona de Museus
Na última terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu em parceria com a Wiki Educação Brasil, a Maratona de Museus: Ibram e Wikipédia. O evento aconteceu simultaneamente em três capitais brasileiras: Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), e contou com a participação de várias instituições brasileiras.
Em Recife foram 17 participantes, oriundos de 15 instituições museológicas diferentes, e no Rio de Janeiro foram 35 participantes, de 34 instituições museológicas diferentes. Já em Brasília o evento contou com a participação de 10 servidores do Ibram sede, reunindo um total de 62 participantes e 50 instituições envolvidas.
O objetivo da Maratona foi aproximar os museus brasileiros das plataformas digitais para promover, divulgar e valorizar o campo museológico, visando ampliar o acesso e o conhecimento dos diversos públicos sobre os museus participantes e instigá-los a visitarem essas instituições culturais.
Dentre as ações realizadas estava a apresentação do universo da Wikimedia e dos projetos GLAM Wiki, que abrangem temas de arte e cultura dentro da Wikipédia Lusófona; a orientação e capacitação quanto aos procedimentos de edição na Wikipédia e Wiki Commons - repositório de imagens da Wiki; e, a atividade de edições na plataforma da enciclopédia digital. As orientações foram feitas pelos colaboradores da Wiki Educação Brasil.
A Wikipédia, um dos 10 sites mais visitados do mundo, é o projeto mais conhecido da Wikimedia, com mais de 43 milhões de artigos escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo. O projeto possibilita múltiplas ações de promoção e divulgação de museus e seus acervos, a partir da criação ou qualificação de verbetes na web sobre elas, suas histórias, seus itens de coleções e outros temas relacionados.
|
segunda-feira, 5 de novembro de 2018
Curiosidade da Semana
Retrato de D. João VI do acervo MHN é reproduzido em selo comemorativo
Nesta semana, os Correios lançaram um selo comemorativo pelo Bicentenário da Aclamação de D. João VI (1767-1826) como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
A imagem que estampa o selo é a reprodução de uma pintura de José Leandro de Carvalho (1770-1834), que se encontra no acervo do Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ), desde 1924.
O pintor foi o principal retratista da corte de dom João VI entre 1808 e 1820. Além do rei, retratou outros membros da família imperial, como dom Pedro I, princesa Leopoldina e dona Maria I, tendo sido comparado pela crítica a “um pequeno Velásquez da elite imperial”.
200 anos da Independência
Este segundo selo, de uma série de seis, é resultado de parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios que se estenderá até 2022, quando se celebram os 200 anos da Independência do Brasil.
Este segundo selo, de uma série de seis, é resultado de parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios que se estenderá até 2022, quando se celebram os 200 anos da Independência do Brasil.
A arte do selo é de Ely Borges e Isabel Flecha de Lima. Foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica. Com valor de R$ 2,05 e tiragem de 180 mil unidades, o selo pode ser adquirido nos Correios.
O quadro pode ser visto na exposição de longa duração Portugueses no Mundo, que integra o circuito do Museu Histórico Nacional. Saiba mais.
Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Correios/Divulgação
Imagem: Correios/Divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)